Página inicial > História do CCTA

História do CCTA

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 10h51 | Última atualização em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 09h02 | Acessos: 5732

O campus de Pombal faz parte da estrutura multicampi da UFCG, instituição autárquica vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada em 2002 com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através da Lei nº 10.419/2002. A UFCG está alicerçada nos propósitos de formar profissionais de nível superior, desenvolver a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.

Consciente do seu papel no desenvolvimento socioeconômico da região, a partir do ano de 2004 a UFCG iniciou estudo sobre a viabilidade da criação de novos campi por meio de diagnóstico sobre o acesso à educação superior no estado da Paraíba. Nesse momento a reitoria passou a debater junto às organizações sociais das regiões que eram consideradas polos para o desenvolvimento da educação superior visando à expansão desta modalidade de ensino.

Nesse contexto, ocorreu significativa mobilização por parte da sociedade civil e do poder público do município de Pombal de modo a fazer ecoar junto à sede da UFCG o anseio da comunidade local quanto ao acesso à Educação Superior de qualidade e gratuita neste município, uma vez que algumas iniciativas ocorridas ao longo da história se mostraram infrutíferas.

As mobilizações sociais deram resultado e no ano de 2005 a UFCG traçou o Plano de Expansão Institucional (PLANEXP) cujo objetivo era a criação e instalação de novos campi da instituição, estando o campus de Pombal incluído no projeto. No mesmo ano o PLANEXP foi apresentado ao Ministério da Educação, que após análise da proposta, aprovou no dia 19 de julho de 2005 a criação de novos campi da UFCG nos municípios de Cuité, Sumé, Sousa e Pombal.

Após a concordância do Ministério da Educação, no ano de 2006 o Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG, por meio da Resolução nº 05/2006, autorizou a implantação do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA localizado no município de Pombal que por sua vez situa-se na região oeste do estado da Paraíba, mesorregião do Sertão Paraibano, compreendendo uma área territorial de 888,8 km² e uma população total atual estimada em 32.473 habitantes (IBGE, 2022).

A partir deste ato foram iniciados os trabalhos de absorção por transferência voluntária de 149 alunos oriundos da Faculdade de Agronomia de Pombal sendo o curso de graduação em Agronomia o primeiro a ser criado na antiga Unidade Acadêmica de Agronomia e Tecnologia de Alimentos. Ao mesmo tempo, realizaram-se os primeiros concursos públicos para contratação de servidores docentes e técnicos administrativos.

Desde a sua instalação, ocorrida em 2006, o campus funcionou em prédio improvisado alugado pela Diocese de Cajazeiras-PB. Após doação de terreno pela Prefeitura Municipal de Pombal localizado, à época, no sítio Bulandeira, deu-se início à construção das instalações próprias do centro, que só foi inaugurado em dezembro de 2009.

No ano de 2007 a Reitoria da UFCG, através da Pró-Reitoria de Ensino, da Direção do CCTA e do corpo docente de Agronomia, mobilizou-se para planejar e implantar outros cursos de graduação no âmbito do centro. O esforço resultou na criação dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos, ambos também vinculados à antiga UATA. No ano de 2014, após nova mobilização da gestão do CCTA em conjunto com a reitoria da UFCG, foi criado o curso de graduação em Engenharia Civil, quarto curso de graduação do Centro.

Além dos cursos de graduação já apresentados, o campus Pombal da UFCG conta ainda com três cursos de Pós-Graduação em nível de mestrado, quais sejam: curso de mestrado em Sistemas Agroindustriais, modalidade profissional, criado em 2010, curso de mestrado em Sistemas Agroindustriais, modalidade acadêmico, criado no ano de 2015 e o curso de mestrado em Horticultura Tropical, cuja criação ocorreu em 2012.

Atualmente o campus Pombal dispõe de uma estrutura de recursos humanos formada por mais de 80 servidores docentes, incluindo professores efetivos, substitutos e visitantes e mais de 40 servidores técnicos administrativos. A comunidade discente vinculada aos quatro cursos de graduação soma mais de mil alunos ativos e os três cursos de pós-graduação apresentam mais de 120 alunos matriculados.

Assista abaixo o vídeo Institucional alusivo à comemoração do aniversário de 10 anos de criação do CCTA apresentado em evento ocorrido no ano de 2016.

registrado em: ,