Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Biblioteca Setorial
Início do conteúdo da página
Biblioteca

Biblioteca Setorial do CCTA

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Sábado, 20 de Março de 2021, 14h04 | Última atualização em Quinta, 01 de Fevereiro de 2024, 14h42 | Acessos: 4186
imagem sem descrição.

Sobre o Setor

A Biblioteca Setorial do CCTA, batizada com o nome de Padre Sólon Dantas de França, é um setor subordinado tecnicamente à Biblioteca Central da UFCG que é responsável pela coordenação do Sistema de Bibliotecas (SISTEMOTECA da UFCG), no qual as bibliotecas setoriais são integradas sob aspectos funcionais e operacionais tendo como objetivo a unidade e a harmonia das atividades de coleta, tratamento, armazenagem, recuperação e disseminação de informações para apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão da instituição. 

Objetivo: Fomentar o processo informacional de ensino, pesquisa e extensão desenvolvido pelo Centro e contribuir para a formação intelectual e social dos usuários de forma individual e coletiva.

Missão: Dar suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão do CCTA.

Contato

Bibliotecário(a) responsável: Maria Auxiliadora Costa Dias Pereira 
E-mail: biblioteca.ufcg.ccta@gmail.com
Telefones: Direção da Biblioteca: (83) 3431-4022 / Setor de empréstimos: (83) 3431-4023

Horário de funcionamento

Segunda-feira à quinta-feira das 7:00 às 20:00 horas e na sexta-feira das 07:00 às 19:00 horas.

Usuários da Biblioteca Setorial

São considerados usuários da biblioteca os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo CCTA, servidores da instituição e usuários externos que necessitem usar a biblioteca para realizar pesquisas no acervo físico, bem como para fazer uso do ambiente de estudos. Os usuários externos não têm acesso ao serviço de empréstimo domiciliar, bem como à Biblioteca Virtual. É necessário que todos os usuários observem as normas de utilização dos seus respecitvos serviços, notadamente no que se refere ao respeito ao silêncio, ao zelo pelos livros e ao cumprimento dos prazos de empréstimos.

Deveres e responsabilidades dos usuários:

  • Zelar pela limpeza e conservação do espaço físico da biblioteca;
  • Não entrar na biblioteca portando bolsas, bebidas ou alimentos;
  • Não fumar nos recintos da biblioteca;
  • Não se alimentar nos ambientes da biblioteca;
  • Utilizar o celular apenas no modo silencioso;
  • Respeitar a exigência de silêncio nos ambientes internos;
  • Cumprir os prazos de empréstimos;
  • Preservar as obras e equipamentos utilizando-os corretamente;
  • Repor obras perdidas ou extraviadas sob sua responsabilidade.

Serviços Oferecidos 

Serviços de Emprestimos

Empréstimo domiciliar: O usuário deve ter vínculo com a UFCG, estar regularmente matriculado e possuir cadastro no Portal de Sistemas Integrados - PSI para solicitar o emprestimo domiciliar. Estudantes devem realizar cadastro como usuário externo no SEI para fazer a solicitação. Dúvidas podem ser tiradas diretamente na biblioteca ou consultando o Manual do usuário do SISTEMOTECA. É possível o empréstimo de até cinco títulos por um período de 20 dias sendo permitida a renovação pelo PSI por igual período, desde que não haja reserva por parte de outros usuários, e uma segunda renovação dirigindo-se à Biblioteca Setorial também por um prazo de 20 dias. Não estão disponíveis para empréstimo domiciliar os periódicos e obras de referência (legislação, códigos, enciclopédias e dicionários), os mesmos deverão ser consultados no recinto da biblioteca.

Empréstimo entre bibliotecas da UFCG: Consiste no empréstimo de livros disponíveis na biblioteca de outro campus da UFCG. A solicitação deve ser realizada pelo SEI ou dirigindo-se a biblioteca do Centro ao qual o usuário pertença. Neste caso a biblioteca solicitante torna-se responsável pelos livros que foram emprestados.

Empréstimo especial: É o empréstimo que foge ao procedimento normal - diretamente ao usuário - sendo efetuado pelas Coordenações de Curso ou Bibliotecas Setoriais, realizado através de solicitação por escrito. Neste caso é permitido ficar com o material recebido até o período de um ano, no caso de a biblioteca dele não necessitar, prazo este que pode ser renovado.

NOTA: Aos usuários que não cumprirem com os prazos de devolução do material bibliográfico emprestado será cobrado uma tarifa diária por cada título em poder do usuário, cujo valor é determinado pelo Conselho curador da UFCG. A nenhuma categoria é dado o privilégio de abono de multa, somente em casos previstos em Lei. O destino dos valores recebidos devido à cobrança das multas é a Conta Única do Tesouro Nacional, conforme legislação pertinente.


Outros serviços oferecidos

Expedição de Declaração de Nada Consta:

Nada consta é o documento que comprova a ausência de débito junto ao Sistema de Biblioteca da UFCG – SISTEMOTECA. Deve ser solicitado pelo SEI mediante preenchimento de formulário de solicitação de nada consta da biblioteca e envio para a biblioteca do Centro.

Elaboração de ficha catalográfica: Realizada pelo profissional bibliotecário em decorrência de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. Para tanto, é necessário que o autor envie o arquivo do seu trabalho já corrigido para o e-mail: biblioteca.ufcg.ccta.@gmail.com, e fazer a solicitação.

Consulta on-line do acervo físico: Consulta virtual referente ao acervo de livros físicos da biblioteca de toda a UFCG por meio do portal do SISTEMOTECA.

Biblioteca Virtual: Acervo de livros digitais contando com mais de 25 editoras parceiras e com milhares de títulos em diversas categorias profissionais e literárias. Estudantes e servidores da UFCG possuem acesso a todo o acervo da BV e as várias funcionalidades. Para saber mais acesse Clique aqui.

Reserva de livros: Serviço que permite ao usuário solicitante fazer a reserva de livro quando a obra requerida não se encontrar na biblioteca por motivo de empréstimo. A reserva deve ser efetuada pelo Portal de Sistemas Integrados (PSI).

Normalização de trabalhos acadêmicos: Serviço de orientação ao usuário referente à normalização de trabalhos técnicos e científicos (referência bibliográfica, citações etc.), segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Sala de multimídia: É o espaço reservado para apresentação de trabalhos, filmes, documentários, monitorias e cursos utilizando-se dos equipamentos disponíveis na Biblioteca Setorial do CCTA. Para ter acesso é necessário efetuar sua reserva, bem como dos equipamentos. O setor está disponível nos seguintes horários: segunda a quinta-feira das 07:00 às 19:00 horas e na sexta-feira das 07:00 às 18:00 horas.

COMUT: Serviço de solicitação de fotocópia e/ou empréstimo de documentos em bibliotecas nacionais e/ou estrangeiras. O convênio entre as bibliotecas participantes do Comut permite o compartilhamento de artigos de periódicos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de congressos. A solicitação deste serviço deve ser realizada junto à Biblioteca Setorial do CCTA.

Depósito dos trabalhos acadêmicos: Para fazer o depósito o discente deverá preencher o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na BDTD e anexar o arquivo do seu trabalho acadêmico, contendo ficha catalográfica e folha de aprovação datada e assinada pelos membros da banca examinadora. Para os trabalhos, cujas pesquisas e produtos estejam sob processo de solicitação de patente, o discente deverá preencher o Termo de Depósito Embargado que consiste em isentar de publicação na BDTD-UFCG por um prazo de 1.095 (mil e noventa e cinco) dias a contar da data do depósito, com objetivos de preservar a pesquisa e proteger o processo de patenteamento. O Termo de Depósito Embargado poderá ser renovado a pedido do autor por meio de requerimento apresentado à biblioteca que salvaguardou a Trabalho. O depósito do trabalho deverá ser realizado pelo SEI.

Consulta ao portal de periódico da CAPES: Consiste na disponibilização pela Biblioteca Setorial do CCTA de computadores para que os usuários internos e externos possam realizar suas pesquisas. Além disso, é oferecido acompanhamento e instrução para utilização do portal.  A forma tradicional para explorar as ferramentas do Portal de Periódicos da CAPES é diretamente no Campus, com reconhecimento de IP próprio, mas provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) permite que usuários utilizem login e senha institucionais para diversos serviços dentre os quais consta a possibilidade de acesso de forma remota do conteúdo assinado do Portal de Periódicos. Portanto, estando conectado na rede da instituição, o acesso é livre e pode ser realizado sem a necessidade de um login e senha. Caso o usuário esteja fora da rede de domínio da UFCG o acesso é possível por meio CAF-e, como mostra o passo a passo abaixo:

1 - Acesse o site http://periodicos.capes.gov.br;

2 - Clique na aba ACESSO CAFElocalizado no canto superior direito;

3 - Na tela que será aberta, selecione a instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE e clique em enviar;

4  Será exibida uma página com a logomarca da UFCG solicitando Login e Senha;

NOTA: Para acessar o portal utilize nos campos Login e Senha, as mesmas informações utilizadas para acesso ao PSI - Portal de Sistemas Integrados. Depois disso o usuário será redirecionado para o Portal de Periódicos e estará apto a usá-lo remotamente, com acesso liberado ao conteúdo disponível para sua instituição. Clique aqui para saber mais.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD): Serviço digital que reúne em uma única plataforma, dissemina e preserva a produção científica final dos Programas de Pós-graduação da UFCG. Monografias de graduação também estão sendo disponibilizadas na plataforma. Para saber mais sobre a BDTD clique aqui.

São também atribuições das bibliotecas integrantes do SISTEMOTECA da UFCG: 

  • Receber via SEI os trabalhos de conclusão de curso, as dissertações e teses, provenientes das Unidades Acadêmicas e seus respectivos Programas ou Cursos de graduação e Pós-Graduação;
  • Salvaguardar e arquivar, sistematicamente os arquivos recebidos;
  • Expedir documento comprobatório, ao discente, para fins de emissão de diploma;
  • Inserir os trabalhos de conclusão de curso, as teses e dissertações na base de dados, por meio de indexação e registro, a fim de que sejam gerados os respectivos metadados, para publicação online na BDTD-UFCG.

 

Fim do conteúdo da página