Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

Laboratórios da UAGRA

Escrito por Everton Ferreira | Publicado: Sábado, 20 de Março de 2021, 14h04 | Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 10h27 | Acessos: 2942

Abaixo é apresentada a descrição dos laboratórios da Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias - UAGRA do CCTA. Caso deseje acessar diretamente algum laboratório em particular, utilize a lista a seguir:

Laboratório de Fitopatologia
Laboratório de Fisiologia Vegetal
Laboratório de Análise de Sementes e Mudas
Laboratório de Fitotecnia
Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas
Laboratório de Nutrição Animal
Laboratório de Biologia, Ecologia e Microbiologia
Laboratório de Entomologia 

Laboratório de Fitopatologia 

O laboratório de Fitopatologia conta com microscópios ópticos e estereoscópico, câmara e estufa de crescimento para fungos e bactérias, autoclave e estufa de esterilização, refrigerador e freezer, chapa aquecedora, banho-maria, além de uma câmara de fluxo laminar utilizada na manipulação dos microrganismos. Nesta estrutura podem ser desenvolvidas aulas práticas das disciplinas de Fitopatologia Geral e Fitopatologia Agrícola, voltadas ao preparo de lâminas de microscopia, transmissão mecânica de fitovírus, isolamento de fungos e bactérias, entre outras, utilizadas na diagnose de doenças de plantas, além de dar suporte na execução de trabalhos de conclusão de curso e monitoria. Além das atividades de ensino são desenvolvidas pesquisas com patologia de frutos e hortaliças, patologia de sementes e doenças do feijoeiro-caupi.

Laboratório de Fisiologia Vegetal

O laboratório de Fisiologia Vegetal (LFV) destina-se às atividades de ensino e pesquisa. Nessas atividades são abordos os seguintes temas: determinação do potencial hídrico e osmótico; preparo de solução nutritiva; análise do teor de pigmentos (clorofilas e carotenóides); determinação da fotossíntese, transpiração e condutância estomática; teor de sólidos solúveis totais, açúcares redutores, não-redutores e totais, aminoácidos totais, entre outras. O LFV conta com os seguintes equipamentos: capela de exaustão de gases, destilador e deionizador de água, pH-metro, condutivímetro, centrífuga, estufa com circulação de ar, balança analítica e semi-analítica digital, dessecador com manômetro, chapa aquecedora, agitador magnético e tipo vortex, espectrofotômetro, autoclave vertical, IRGA (Infra Red Gas Analyser), geladeira e freezer horizontal, estufa incubadora BOD sem e com fotoperíodo, microscópio e osmômetro. Além dos equipamentos, há um completo acervo de vidrarias e acessórios.

Laboratório de Análise de Sementes e Mudas

O Laboratório de Análise de Sementes e Mudas (LABASEM) é equipado com sala de recepção e preparo de amostras, pesagem, e análise das sementes e câmara fria, salas de pesquisadores e técnicos, além de diversos equipamentos para execução de diferentes testes relacionados com a qualidade das sementes. O LABASEM enfoca suas atividades relacionadas à geração, adaptação, validação e transferência de tecnologia, processos e produtos referente à produção, beneficiamento e análise de sementes. Seu principal objetivo é a melhoria do sistema de produção visando a obtenção de sementes de alta qualidade. Oferece ainda suporte à pesquisa realizada em tecnologia de sementes e aos diferentes projetos do Centro, tanto na produção e análise de sementes, quanto nos programas de manutenção de germoplasma.

Laboratório de Fitotecnia

O objetivo do laboratório de Fitotecnia é dá apoio as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas relacionadas à produção vegetal como grandes culturas, plantas ornamentais, aromáticas e medicinais, silvicultura, viveiricultura, fruticultura, olericultura, plantas daninhas e melhoramento de plantas. Para tanto, possui equipamentos (Estufa de circulação de ar, balanças, paquímetros digitais, etc.) e implementos (pá, enxada, carrinho–de-mão, tesouras de poda, trenas, etc.) para a realização de ensaios de campos e análises de plantas em laboratório.

Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas 

O Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas (LSNP) possui uma área total de 58 m² dividida em três compartimentos. O LSNP é capaz de realizar diversos tipos de análises de plantas e análises químicas e físicas do solo. Entre as análises químicas estão sendo realizadas análises de matéria orgânica, teores disponíveis de cálcio, magnésio (método da titulação com EDTA), potássio, sódio (fotômetro de chamas), fósforo (fotocolorímetro), nitrogênio (destilador de nitrogênio), hidrogênio mais alumínio, (método potenciométrico), enxofre, boro, pH e condutividade elétrica. Na planta é possível determinar o, os teores de N total, enxofre, sódio, fósforo e potássio e boro. Com a instalação do aparelho espectrofotômetro de absorção atômica, o LSNP será capaz de realizar também análises de outros elementos químicos no solo e na planta como manganês, cobre, molibdênio, zinco, boro e ferro e elementos químicos de importância ambiental. As análises físicas envolvem análise textural (teores de areia, silte e argila), porosidade do solo, densidade do solo, densidade de partículas e umidade. Concentra suas atividades essencialmente no apoio às aulas práticas de disciplinas oferecidas pelos cursos de graduação e pós-graduação de nosso centro e a projetos aprovados nas unidades acadêmicas do CCTA, embora haja perspectivas para a prestação de serviços também à comunidade.

Cima

Formulários - Laboratório de Solos

 
 
Powered by Phoca Download

Laboratório de Nutrição Animal

O Laboratório de Nutrição Animal oferta serviços analíticos da composição nutricional de alimentos, focando na área de Rações, Grãos e Forragens. Além destes produtos, realiza-se análise em mel, carne, leite, bem como de seus derivados.

Laboratório de Biologia, Ecologia e Microbiologia 

No laboratório de Biologia, Ecologia e Microbiologia são desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Silvicultura, Ecologia Geral, Sistemática Vegetal e Citologia e Histologia Vegetal. As pesquisas concentram temas que tem por objetivo propor medidas mitigadoras de conservação e/ou preservação da Caatinga. Para isto, os bens adquiridos até o momento foram: freezer, refrigerador, clinômetro eletrônico, blume-leiss, suta mecânica, termo-higro-anemômetro, luxímetro digital, microscópio binocular, destilador, aparelho de GPS, rádio comunicador, dentre outros.

Laboratório de Entomologia 

O Laboratório de Entomologia tem como objetivo principal a parte didática de aulas práticas para as disciplinas de Entomologia Geral e Entomologia Agrícola, desenvolvendo pesquisas nas linhas de controle das pragas e doenças de insetos, que incidem sobre as principais culturas da região, realizando pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de micologia, bacteriologia, nematologia, biologia e ecologia de insetos e polinização dirigida. Em anexo ao laboratório de entomologia funciona um módulo de estudo de abelhas com a finalidade de estudar a Toxicologia de plantas a abelhas, patologia de abelhas, assim como atividade de ensino, pesquisa e extensão, onde se desenvolve trabalhos de orientação de Monografias, Dissertação e Tese Doutorado. Temos ainda as áreas de agressividade, manejo, alimentação artificial, produção de rainhas, própolis, polens, cera, apitoxina, mel, entre outros produtos de origem de abelhas Apis, melipoanimal como parte integrante, onde são realizados trabalhos de agressividade de abelhas, toxicidade, produção e seleção de rainhas, produtos das nias, Trigonas e outras a serem estudadas que estão sendo desenvolvidos em parceria com a UFERSA – Mossoró, IFCE – Limoeiro do Norte, IFPB - Sousa e o IFRN de Pau dos Ferros – RN.

 

Fim do conteúdo da página